sábado, 3 de outubro de 2009

Construindo um telescópio de 135 mm, parte II.

Construindo um Telescópio, Parte II


Hoje, foi a primeira aula do curso de Construção de Telescópio no INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O Curso foi idealizado e proposto pelo pesquisador da divisão de Astrofísica do INPE - Eder Martioli. A apresentação ficou por conta do Dr. André Milone.


Como já é de praxe o atendimento por parte do pessoal do INPE é fora de série, não conhecia o Eder, mas como todos que conheço no Instituto, ele foi super cortes e interessado em fazer o melhor com (e para) o grupo. Hoje tivemos uma introdução teórica (histórico da construção de telescópios), visita ao mini observatório e ao espaço de construção dos telescópios, conduzidas pelo Eder.






No Mini Observatório do INPE observamos um modelo construído pela turma do SESC, também orientada pelo Prof. Eder.
Ficou acertado na aula, concentrar no Bira (participante da turma) as negociações da compra Lente (espelho) e tubo de PVC. Como eu já tenho o tubo, entro com o grupo na compra das lentes ( isso se o Sérgio da OPTOVAC) não me responder antes.
Foi muito interessante conhecer (ver e tocar) um telescópio semelhante ao que iremos construir. Deu para sentir o peso das peças, como o telescópio gira sobre o eixo da base Dobsoniana, o tipo de ocular utilizada, enfim, ter uma visão geral (teoricamente) do que pode ser melhor adaptado e etc. valeu muito a pena o primeiro dia do curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário