quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Noites Galileanas

Noite Galileana no INPE – nesta sexta 23/1020/10/2009

Em 22, 23 e 24 de outubro, estarão sendo comemoradas internacionalmente as Noites Galileanas, mais um evento global do Ano Internacional da Astronomia . Este programa visa oferecer ao público de todo o mundo a oportunidade de observar os mesmos corpos celestes vistos em 1609 por Galileu através de sua luneta, e descritos em 1610 em sua obra pioneira, “O Mensageiro das Estrelas” (Sidereus Nuncius).
O INPE realiza a Noite Galileana no dia 23 de outubro (sexta-feira), a partir das 19h em evento aberto ao público. Não há necessidade de inscrições.
O programa da noite começa com a palestra "A Obra de Galileu Galilei e o nascimento da Astronomia moderna". Em seguida, haverá uma sessão de observação do céu com telescópios, binóculos e a olho nu (se o céu estiver encoberto, esta atividade será cancelada). O programa se concentrará na observação da Lua e do planeta Júpiter e seus quatro satélites principais; porém outros objetos descritos por Galileu em 1610, como as Plêiades e a Nebulosa de Orion, poderão também ser visualizados.
A Noite Galileana terminará com uma gincana, sorteio de brindes e distribuição de material impresso.Confira a programação do evento e participe!
19h
A equipe da Divisão de Astrofísica recebe e interage com os participantes, que desde o início poderão visitar a exposição "Paisagens Cósmicas".
19h30min
A palestra “A obra de Galileu Galilei e o nascimento da Astronomia moderna” tem o seguinte resumo:A obra de Galileu Galilei pode ser considerada como um divisor de águas na história da ciência.
20h às 22h
*Observação do céu - principalmente da Lua e de Júpiter, dois dos astros que Galileu observou e que obteve informações revolucionárias.
* Filme de "De Olho no Céu” – filme oficial da União Astronômica Internacional, narra o desenvolvimento dos telescópios desde a época de Galileu e o conseqüente avanço da astronomia e do conhecimento do Universo.
* Exposição “Paisagens Cósmicas” – painéis com imagens astronômicas de grandes telescópios, retratando os diversos objetos cósmicos, desde os planetas até as galáxias mais distantes do Universo.
* Painel “Universo em Evolução” – ilustra as várias etapas da evolução do Universo: fase inicial de luz e partículas; formação dos astros e dos átomos e moléculas; evolução da vida na Terra; a Humanidade; e o futuro.
* Centro de Visitantes do INPE mostra as atividades das várias áreas de atuação do INPE.
* Gincana e atividades didáticas com distribuídos prêmios e brindes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário