sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Telescópio Newtoniano Montado !!!










Após muito tempo sem nenhuma informação a respeito da minha montagem do telescópio Newtoniano, estou postando algumas fotos dele finalizado.
Agora estou trabalhando na colimação (alinhamento dos espelhos e lente).
Construir um telescópio é realmente algo muito interessante, nos coloca em contato com habilidades práticas ( corte de tubos, madeira, pintura, canos, abraçadeiras e etc.), teóricas (muitas horas de leitura, contato com astronomos amadores, visitas a sites e blogs e tc.) e matemáticas (muitas medidas e cálculos), mas no final vale a pena.

Na minha proposta de construção optei por um telescópio com tubo ( o que normalmente todo mundo faz), e que pudesse também ser utilizado sem o tubo. A finalidade de utiliza-lo sem o tubo é promover atividades que mostre os princípios elementares do funcionamento de um telescópio refletor (onde as lentes refretoras, são substituídas por espelhos).

4 comentários:

  1. Parabéns pelo ATM
    Gostei muito até pela perspectiva didáctica do funcionamento de um reflector. Os modelos Truss em montagens dobson seguem este princípio. Colimar esta peça deve ser trabalhoso particularmente pelo espelho secundário ter pouco apoio. Um abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
  2. o espelho tem que ser um especifico ou pode ser qualquer um?

    ResponderExcluir
  3. O espelho é um tipo côncavo feito especialmente para telescópios. Você pode fazer um artesanamente (o que é bem difícil) ou comprar em sites de astronomia ou de construtores de telescópio. Dê uma olhada no site: http://www.telescopiosastronomicos.com.br/kits.html
    ou procure aqui no blog o post:
    http://navegandopelouniverso.blogspot.com/2011/03/para-localizar-astros-e-estrelas-no-ceu.html

    ResponderExcluir
  4. Hélder... me salvou na barca furada!
    Estou querendo montar um telescópio desse tipo, só que de 300mm!
    Hlgumas idéias apareceram...
    Parabéns pelo feito!

    ResponderExcluir