terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A lua e eu

A imagem em preto e branco dá um maior contraste.

Ontem a noite fui até o quintal para dar uma olhadinha no céu e vi uma linda lua crescente, não resisti e resolvi montar o telescópio para ver um pouco melhor.
A noite estava ótima. As estrelas brilhantes e a lua reinando absoluta entre as nuvens, o que lhe conferia um charme especial.
Ainda não havia batido nenhuma foto utilizando o telescópio, mas como o momento quase que pedia um registro imagético, lá fui eu buscar a cybershot.
Gostei muito do resultado resolvi compartilhar com vocês as minhas primeiras astrofotografias. Espero que gostem.

imagens com as cores originais captadas pelo telescópio

Percebam que a lua aparece em uma posição invertida ( em formato de D) e não com aparência de uma letra C, o que seria o correto para a fase crescente em nosso hemisfério, isso acontece porque o telescópio e do tipo newtoniano ( um telescópio refletor, tipo que usa um espelho no lugar de um lente refratora) o que gera uma imagem real, invertida e aumentada.

Detalhe das crateras, imagem ampliada.

As imagens foram captadas sem nenhum tipo de suporte para a câmera simplesmente colocando a lente da máquina colada à ocular do telescópio, ambas alinhadas ao espelho secundário.

Até.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Desfile no céu, desfile no chão!


Aproveitando as belas noites de carnaval, com céu noturno de poucas nuvens e visibilidade ótima, dividi meu tempo entre observações de constelações, nebulosas, aglomerados estelares e o desfiles de escolas de samba (pela TV) e blocos pela rua.
Utilizei meu Telescópio ( aquele feito com cano de pvc e espelho concâvo), as observações do céu foram muito legais, mas um pensamento interessante me ocorreu enquanto olhava para o céu. Quantas pessoas se deram conta de que enquanto desfilavam pela avenida os astros também desfilavam no céu?
No domingo de carnaval o céu estava especialmente limpo, fiquei acordado até as 3h da manhã e pude ver perfeitamente o movimento das constelações. Enquanto o Cruzeiro se encaminhou para alto do céu, Escorpião surgiu no Leste e as três marias se escondiam no oeste. Um belo desfile dos astros.
Marte brilhou na esfera celeste em oposição ( http://www.zenite.nu/05/marsop.php ), neste momento estamos em uma época muito propicia para observação de Marte por este motivo.

Então sugestão que deixo é: agora que acabaram-se os desfiles na Terra... vamos olhar para o céu e aproveitar o espetáculo!


É isso!

de volta ao trabalho, ops...volta as postagens...rs!


De volta ao blog,


O ano letivo está começando novamente, aproveitando a retomada das aulas...também retorno para as postagens no navegando pelo universo.

Um ótimo 2010, e vamos ao trabalho!


Hélder