segunda-feira, 20 de junho de 2011

Semana agitada: EE Dr João Pedro Cardoso, Eclipse e EE Yonne César

A semana de 13 a 17/06 foi uma semana agitada, recebemos os alunos do curso de suplência da EE Dr João Pedro Cardoso ( nossa escola vizinha)para observação do céu noturno do dia 15 acompanhados dos professores Marcelo e Carol,  uma turma super animada e paciente (uma vez que a Lua estava bricando de esconde-esconde entre as nuvens), mesmos com o céu em alguns momentos nublados podemos ver a Lua e suas crateras, Saturno, a região do Cruzeiro do Sul e seus aglomerados estelares.Muito obrigado aos professores e alunos do JPC! Vou ficar devendo a foto da turma, pois perdi os arquivos digitais das fotos, deu pane na transferência da máquina para o computador.
No dia 16 observamos o eclipse total da Lua do gramado da Oficina Pedagógica, passaram por lá alguns dos professores do João Pedro Cardoso, a PCOP* Alexandra de Português, PCOP Nélif de Arte e seu filho Matheus, PCOP Rosi do Ciclo I e sua filha Maria Luiza, minha filha Ana Beatriz e Regina Bertolino-Coordenadora da Oficina Pedagógica, seu marido Beto e filho Tonton.
 No dia 17/06 aproveitando a noite sem nuvens e de ótima visibilidade fui até a EE Yonne Cesar Guaycuru de Oliveira, acompanhado da PCOP Nélif  e realizamos mais um ótima observação do céu. O céu estava limpíssimo e com os alunos da Suplência podemos falar dos pontos cardeais celestes, como localizá-los  a partir do Cruzeiro do Sul e de nossa localização terreste. Apresentamos a atividade Sistema Solar em escala, comparando os tamanhos dos planetas do nosso sistema solar e depois observamos a região do Cruzeiro do Sul, apontamos para as constelações do Escorpião e Libra, vimos as crateras da Lua e finalizamos observando Saturmo. Muito Bom!

Lua saindo do eclipse


Lua totalmente fora do eclipse

Início da observação na EE Yonne Cesar


Regulando o Telescópio Refrator

Regulando o Telescópio Newtoniano

Coordenadora Fernanda observando a Lua

Alunos observando o céu



Primeira foto de Saturno (um pouco tremida, estava sem apoio para a câmera)

* PCOP - Professor Coordenador da Oficina Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário