quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Semana Mundial do Espaço de 4 a 10 de Outubro de 2011

SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO.



Semana Mundial do espaço (World Space Week (http://www.worldspaceweek.org/) é o maior evento internacional público dedicado ao espaço, com comemorações em mais de 50 nações.   

Oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas em 1999 como uma celebração internacional de contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria das condições de vida das populações, a Semana Mundial do Espaço, de 4 a 10 de Outubro, é assinalada pela comemoração de dois eventos marcantes da era espacial:

- O lançamento do primeiro satélite artificial, Sputnik 1, abrindo o caminho para a exploração espacial, em 4 de Outubro 1957; 

- A assinatura do Tratado sobre os princípios que governam as atividades dos Estados na Exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e os outros corpos celestes em 10 de Outubro 1967.

O tema da Semana Mundial do Espaço em 2011 é "50 anos de voos espaciais tripulados". Uma homenagem ao primeiro voo espacial humano que ocorreu no dia 12 de abril de 1961, quando o cosmonauta Yuri Gagarin  completou uma órbita  ao redor da Terra a bordo da nave Vostok 1, lançada pelo programa espacial soviético e desenhada pelo cientista  Sergey Korolev.


Na Semana Mundial do Espaço os astrônomos amadores e profissionais, professores e alunos, as instituições de pesquisa e ensino, as associações, os grupos e clubes de astronomia, os planetários e todos os entusiastas da ciência  são chamados a fazerem e registrarem no site da World Space Week 2011  quaisquer eventos relacionados ao espaço: sessão pública de observação com telescópio, concurso de desenho ou redação, distribuição de panfletos temáticos, palestras, lançamento de foguetes, exposição fotográfica com imagens espaciais, evento em escolas, museus, bibliotecas, entre outros.

Há muitas maneiras de comemorar!

 Extraido de: http://gaea-astronomia.blogspot.com/2011/09/participem-semana-mundial-do-espaco-04.html  , escrito originalmente por Valmir Martins de Morais-Coordenador Nacional da Semana Mundial do Espaço - Brasil
Postagem feita a partir da informação do colega Guilherme Andrade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário