quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Rock e espaço - Estação de Radio da NASA

A NASA - agência espacial do Estados Unidos - acabou de lançou uma estação de Rádio.

A terceira  rocha

Para a Nasa, rock e exploração espacial não são temas tão diferentes assim. A agência espacial americana acaba de lançar uma rádio na internet que junta os dois temas.

Batizada de “Third Rock” (Terceira Pedra) - devido à posição da Terra, que é o terceiro planeta rochoso a partir do Sol -, a rádio é transmitida a partir da base da Nasa, em Houston.

Vale lembrar que a música é algo muito presente nas missões espaciais. É com ela que os astronautas geralmente são acordados durante os voos e até em na estadia na ISS (Estação Espacial Internacional). Aliás, até os robozinhos mandados à Marte já usaram canções como despertador.


Além de rock tradicional, indie e alternativo, a estação também tem informações sobre as últimas descobertas da Nasa.

Para seguir o espírito do programa espacial, o repertório é basicamente de novos artistas. Segundo um comunicado da agência, o objetivo é justamente este: “explorar a música” e conhecer novos mundos.

Para começar a escutar, é só visitar o endereço: http://www.thirdrockradio.net/
Eu fui lá e gostei!!!

Texto escrito por Giuliana Miranda em: http://laboratorio.folha.blog.uol.com.br/arch2011-12-11_2011-12-17.html#2011_12-13_18_19_49-153602254-0

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Feira de Ciências EE Alfredo Pujol

Para registrar uma das últimas atividades do ano que realizei com uma escola deixo aqui algumas fotos da apresentação dos alunos da EE Dr. Alfredo Pujol na feira de ciências da escola do stand de Astronomia e da montagem no pátio da escola. Participei da feira montando dois telescópios refratores (lunetas) e um refletor (Newtoniano) para os alunos do 3º ano de Ensino Médio (orientados pelos Professores Altemir e Paulo).
A Tarde foi bastante agradável, fiquei com os telescópios montados da 14h às 21h, visitado por inúmeras pessoas, que puderam ver o poder de alcance e entender um pouco mais das leis de formação de imagens por lentes e espelhos.
Infelizmente o céu estava encoberto pelas nuvens o que impossibilitou a visão de estrelas e planetas... mas mesmo assim valeu!