sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Blue Moon...o que é isso?

Blue Moon significa algo muito raro, como sugere a expressão em inglês que abre este texto, comum em livros infantis de língua inglesa, e cuja possível tradução seria algo do tipo “era uma vez, como nunca...”.
Hoje está acorrendo o fenômeno astronômico conhecido com Blue Moon mas o que é isso?
A primeira ocasião em que a expressão Blue Moon apareceu na literatura foi em 1528, num poema pertencente a ninguém menos que William Shakespeare ao começar uma história dizendo que tudo aconteceu numa noite de Blue Moon pode significar uma lenda fantasiosa ou algo extremamente difícil de acontecer.
Aliás, Blue Moon tem diferentes conotações no idioma inglês pode exprime solidão, melancolia para enamorados que anseiam por um compromisso sério, a noite de Blue Moon é uma data mais que especial para iniciar um romance. Talvez um amor impossível.
O significado astronômico no entanto é puramente um mês que possue a ocorrência de duas luas cheias no mesmo mês,  não se sabe ao certo quando nem porquê – Blue Moon também passou a denominar a segunda Lua Cheia que acontece num mês. Normalmente os meses têm apenas uma Lua Cheia, pois o período que separa duas fases iguais é de aproximadamente 29,5 dias. Mas todos os meses, exceto fevereiro, são mais longos que isso. Assim, com um pouco de sorte é possível que a natureza encaixe duas luas cheias num único mês. E isso acontece 7 vezes a cada 19 anos, em média.
 Agora se você olhou para o céu e não percebeu a Lua azul não se preocupe não há nada de errado com o seus olhos...a mudança da cor de visualização da lua geralmente ocorre para tons de laranja quando em eclipses ou no por do Sol. Para a Lua ficar azulada é preciso que o ar contenha apenas partículas em suspensão maiores que o comprimento de onda da luz vermelha (menos de um milésimo de milímetro). Só assim essa cor é completamente absorvida, deixando passar o azul. Isso é muito difícil de acontecer, mas erupções vulcânicas e incêndios florestais podem produzir tais nuvens de partículas.


 



fotos: Helder Lima
fonte e maiores informações: www.zenite.nu?bluemoon

Nenhum comentário:

Postar um comentário