terça-feira, 28 de agosto de 2012

Escolha o que o VLT vai observar e "tuíte" até ao VLT!



O ESO constrói e opera alguns dos mais avançados telescópios terrestres, incluindo o Very Large Telescope (VLT) instalado no Observatório do Paranal. Estas enormes máquinas têm feito descobertas extraordinárias sobre o Universo. Agora, pela primeira vez, você poderá decidir o que o VLT vai observar e até ganhar uma fantástica viagem ao deserto do Atacama no Chile, para ajudar a fazer as observações.
O primeiro dos nossos dois concursos de aniversário chama-se "Escolha o que o VLT vai observar".
Normalmente os astrônomos têm que preparar com bastante antecedência um plano de observação detalhado, descrevendo porque é que precisam observar com o VLT, e apenas uma pequena fração deles é que tem essa oportunidade. No entanto, para você vai ser muito mais simples.
O ESO já pré-selecionou alguns objetos celestes interessantes que estarão visíveis no céu no dia do 50º aniversário do ESO e que são apropriados para o campo de visão do VLT. Tudo o que você tem de fazer é votar no objeto que mais gosta. O que tiver mais votos será o objeto que o VLT observará em 5 de outubro de 2012, dia do 50º aniversário do ESO.
Sortearemos um vencedor e dez suplentes dentre aqueles que votaram (não necessariamente no objeto vencedor). O vencedor do sorteio ganhará um dos mais modernos iPads e os suplentes receberão produtos ESO, incluindo livros e DVDs, entre outros.
E que tal visitar o VLT para ajudar a fazer as observações do objeto vencedor?
Para ter esta oportunidade, participe do nosso segundo concurso, chamado Tweet até ao VLT! Convidamos você a publicar um tweet (em qualquer uma das línguas oficiais dos Estados Membros do ESO, incluindo o português), explicando porque é que você gostaria de visitar o VLT no Observatório do Paranal do ESO. O júri do concurso escolherá o feliz contemplado, que ganhará uma visita ao Chile, incluíndo viagem e estadia. O vencedor terá a oportunidade de visitar o VLT no 50º aniversário do ESO, em 5 de outubro de 2012, e será a pessoa que observará o objeto selecionado no concurso "Escolha o que o VLT vai observar". Como parte das nossas celebrações de aniversário, as observações serão transmitidas ao vivo para espectadores em todo o mundo.
A data limite para participar ambos os concursos é 31 de Agosto de 2012, às 18:59:59 (hora de Brasília). Informações mais detalhadas e o regulamento de ambos os concursos estão disponíveis nas páginas do ESO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário