segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prova da OBA 2012 se aproximando...

Olá para todos,

Essa semana teremos no dia onze (11/05) a prova da OBA 2012 - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, portanto temos ainda um tempinho para uma última (ou primeira) revisada de conceitos importantes da astronomia que sempre estão presentes nas provas.
É bom lembrar que a prova da OBA não tem um caráter punitivo e a necessidade de demonstrar conceitos decorados, antes de tudo, ela é uma prova com o objetivo de difundir os conhecimentos e o gosto e pela astronomia, tendo características de uma prova de leitura, interpretação e aplicação de conhecimentos com a utilização de dados presentes nas próprias questões de prova e atividades resolvidas previamente.
Para se preparar um pouco melhor vale a pena baixar textos e sofwares de introdução a astronomia e navegar por sites de dedicados a divulgação científica.
Vão aqui algumas sugestões:
Site da OBA , ver principalmente as provas dos anos anteriores, www.oba.org.br
Observatório Nacional de Astronomia www.on.br curso de evolução estelar
Aqui no navegando você também pode procurar por link de várias palestras e curiosidades sobre astronomia, tais como a estrela eta carina, formação de galáxias e etc, buscado no ícone pesquisar no blog
um site repleto do informações legais é o site http://www.zenite.nu/ , nele você também encontra um link sobre astronáutica e a conquista do espaço pelo homem.
Para aqueles que gostam de exposições virtuais é interessante ir até a exposição virtual da universidade federal de Brasília http://www.museuvirtual.unb.br/index.htm na exposição você encontra características do sistema solar e a história de personalidades ligadas a astronomia.
Para finalizar existe uma produção do professor Jacyrio da EE Dr. João Pedro Cardoso, que pode ser muito útil, http://obapinda.blogspot.com/ cheia de indicações de vídeo e notícias de astronomia, astronáutica, meio ambiente e energia. Passe também pelo site a do Curso de Astronomia da USP lá você encontra no link divulgação, textos e livros (para serem baixados em seu computador gratuitamente) muito bons.